teste
teste

Ferramentas de RH WEB “appificadas”

RH WEB

Ferramentas de RH WEB “appificadas”

O cenário das tecnologias de Recursos Humanos (RH Web) está mudando mais rapidamente do que nunca. É importante considerar as mudanças e transformações que estão ocorrendo no contexto das tecnologias de RH. Pensando nisso, o Espaço Entre Líderes destaca dez das principais tendências, baseadas no estudo “HR Technology for 2016: 10 Big Disruptions on the Horizon”, produzido pela firma de pesquisa em estratégias de negócios Bersin by Delloite.

Post 2 de 10 – Série “Tecnologias de RH: 10 grandes transformações”

A “APPIFICAÇÃO” DE TUDO
Aplicativos móveis como nova plataforma de RH Web

Uma das transformações mais disruptivas que estão ocorrendo atualmente é a emergência dos aplicativos móveis como a principal plataforma tecnológica que usamos. Existem hoje mais de 2,1 bilhões de usuários de smartphones no planeta. O crescimento da Internet móvel aumentou 69% em 2014 e, agora, 55% desse tráfego móvel são vídeos. Em suma, a tecnologia móvel tornou-se quase onipresente e muitos consumidores estão à procura de vídeos, não apenas texto, em sua experiência móvel.

A mesma pesquisa mostra também que a maioria das pessoas gasta 5,6 horas por dia na Internet e 51% desse tempo é por meio de celulares. Daí que, para alcançar funcionários ao redor do mundo, as empresas podem ter de “appificar” suas ferramentas de RH Web.

Para deixar claro, os “apps” não são simplesmente aplicativos web feitos para dispositivos móveis. Muitos fornecedores falam sobre a tecnologia móvel, como se fosse uma nova plataforma para aplicações web. A tecnologia móvel também é um novo modo de computação, que exige diferentes mecânicas de uso, diferentes recursos e diferentes dinâmicas para os usuários. Aplicativos móveis devem ser simples e fáceis de usar – usuários podem deslizar e virar, em vez de abrir páginas e rolar. Aplicativos móveis eficazes devem ser sociais, usar dados de localização e tirar proveito de diversos outros serviços.

Aplicativo MindQuest para smartphones

Além do aplicativo da MindQuest, um outro exemplo de aplicativo de RH Web para smartphones feito sob medida é o sistema Sidekick, desenvolvido pelo Commonwealth Bank of Australia, que gerencia com eficácia todos os aspectos da experiência de trabalho (das boas-vindas ao funcionário até a remuneração e o registro de ponto). Sidekick foi baixado por mais de 10 mil empregados da empresa e, em menos de um ano, reduziu as solicitações por revisão de pagamentos em 46% e o tempo de aprovação das solicitações dos funcionários pagos por hora em 35%. Ele também forneceu à equipe de RH poderosas novas informações sobre como ajudar a tornar melhor o trabalho dos empregados.

Aplicativos de Aprendizagem

Algumas das áreas de avanço da tecnologia móvel no próximo ano provavelmente serão sistemas de engajamento e feedback, bem como aplicativos de aprendizagem (como o app da MindQuest, que pode ser baixado para iOS/Apple e Android, e o Duolingo para o ensino de línguas); de feedback e metas de desempenho dos funcionários; de tempo e de gestão de atendimento; de reembolso de despesas; diretórios e arquivos dos funcionários; e de colaboração, bem como apps para entrevistas em vídeo, recrutamento e de gestão de vagas e candidatos.

Divulgação de Vagas no RH WEB

Empresas de recolocação calculam que 45% de todos os candidatos, atualmente, candidatam-se a vagas utilizando dispositivos móveis. O LinkedIn afirma que as redes sociais se tornaram uma das principais fontes globais de contratações de alta qualidade. Alguns fornecedores dizem que seus apps móveis podem melhorar drasticamente o engajamento. Assim, “appificar” seus sistemas de RH Web pode melhorar a qualidade do candidato, bem como a produtividade, o engajamento e a retenção dos empregados.

De fato, quase tudo que se enquadra na alçada de RH pode ser repensado como um aplicativo – um fenômeno que deveremos ver muitas vezes em 2016. Há uma grande chance de que a telefonia móvel passe a ser a plataforma dominante para a maioria dos aplicativos de informação durante os próximos anos; ou seja, os profissionais de RH precisam encontrar fornecedores que ofereçam excelentes aplicativos móveis como parte fundamental de seus serviços.

Confira o terceiro post desta série sobre as principais tendências e inovações em tecnologias de RH!

A MindQuest se mantém sempre atualizada, tanto com as novas tendências em educação corporativa quanto em relação às mais recentes tecnologias de aprendizagem e de RH. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar