teste
teste

O RH se transforma com a nuvem

nuvem

O RH se transforma com a nuvem

O cenário das tecnologias de Recursos Humanos (RH) está mudando mais rapidamente do que nunca. É importante considerar as mudanças e transformações que estão ocorrendo no contexto das tecnologias de RH. Pensando nisso, o Espaço Entre Líderes destaca dez das principais tendências, baseadas no estudo “HR Technology for 2016: 10 Big Disruptions on the Horizon”, produzido pela firma de pesquisa em estratégias de negócios Bersin by Delloite.

Post 4 de 10 – Série “Tecnologias de RH: 10 grandes transformações”

Sistemas baseados na nuvem redefinem as funções do RH

Ferramentas simples, baseadas em tecnologia móvel e na nuvem, representa uma tendência irreversível para as soluções de RH e gestão de talentos.

Enquanto as empresas de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP) expandem suas ofertas no mercado de talentos, um novo e disruptivo grupo de competidores vem à tona. A maioria dessas empresas foi “criada na nuvem” e já desenvolve aplicativos móveis e interfaces modernas desde o início. Consideramos essa a “terceira onda” de soluções para talentos – produtos que são amigáveis ao consumidor final, fáceis de usar, muito baratos e desenvolvidos para a tecnologia móvel e em nuvem. O mercado para esse tipo de startup já é bastante forte: estima-se que mais de três bilhões de dólares foram destinados a startups de tecnologia de RH, em 2014 e 2015.

Áreas impactadas pelas novas tecnologias

Esses fornecedores estão causando um profundo impacto sobre diversas áreas, tais como:

  • Folha de pagamento: novos serviços vêm se mostrando potencialmente disruptivos para o mercado tradicional de empresas de gestão de pessoal e de folha de pagamento. Os investidores são a prova disso: somente o serviço em nuvem Zenefits recebeu mais de 500 milhões de dólares em investimento de capital.
  • Conteúdos de aprendizagem: empresas de serviços de aprendizagem online baseada em vídeo, bem como as produtoras multimídia estão contribuindo para uma ruptura no mercado tradicional de conteúdos de aprendizagem. A aquisição do Lynda.com pelo LinkedIn é também disruptiva e está apenas começando a tomar forma.
  • Tecnologias de aprendizagem: diversas empresas estão construindo uma nova categoria de “experiências de aprendizagem” que está redefinindo o mercado de educação corporativa. Essa inovação vem trazendo uma experiência de aprendizagem moderna e emocionante para os funcionários, em complemento ao mercado de LMS.
  • Serviços de comunicação: o relacionamento e a comunicação com os funcionários, bem como a orientação (mentoria) e as ferramentas de avaliação, juntamente com as novas startups, estão introduzindo ideias e ofertas inovadoras.
  • Ferramentas de engajamento, feedback e análise de cultura: esse mercado está a todo vapor. Firmas inovadoras já estão prejudicando as empresas tradicionais de engajamento. Fornecedores como a Humanyze vêm introduzindo análises sociométricas e de geolocalização nesse mercado.
  • Recrutamento e seleção: novas empresas estão ameaçando os players tradicionais de acompanhamento e seleção de candidatos, principalmente por terem contribuído para redefinir os próprios paradigmas do recrutamento. Ao integrar métricas e análise de dados, essas firmas transformadoras estão revolucionando os processos de seleção de talentos, gestão do relacionamento com candidatos, com entrevistas realizadas em vídeo e outras novidades.
  • Gestão do tempo, folha de ponto e frequência: novas empresas inovadoras vêm se mostrando potencialmente disruptivas para as organizações tradicionais já estabelecidas neste setor, como a ADP ou Kronos.

 

Mas qual o motivo de toda essa transformação? No geral, o mercado vem sendo impulsionado por duas grandes influências:

 

1. Investimento

Para a maior parte deste setor, o mercado de ações está em alta, portanto há capital disponível para investimentos em startups interessadas em construir a próxima geração de grandes produtos e softwares de RH. Além disso, graças à abertura de capital por empresas como o LinkedIn, esse mercado de tecnologias de RH é muito atraente para os investidores.

2. Aprendizado

Essas firmas inovadoras podem criar a partir do sucesso e das lições aprendidas por seus predecessores tradicionais, após uma década de experiência em gestão de talentos. Seus produtos já nasceram móveis e na nuvem e, ao invés de construírem tradicionais “pacotes” para a gestão de talentos, elas podem ampliar esse mercado, trazendo novas ideias (mecânicas sociais, sensores e interfaces móveis, jogos e feedback) para adicionar valor de maneiras específicas e inovadoras.

Embora essas influências possam tornar as decisões de compra mais complexas para os clientes, essa é a tendência para este mercado. As grandes e tradicionais empresas deste setor irão acompanhar essa evolução? Elas certamente vão tentar e muitos desses pequenos desenvolvedores poderão ser adquiridos. Existem algumas novas plataformas bastante inovadoras por ai e a maioria dos seus fornecedores está crescendo com bastante rapidez, oferecendo complementos para sistemas ERP ou soluções completas para pequenas e médias empresas.

Confira a quinta matéria desta série sobre as principais tendências e inovações em tecnologias de RH.

Buscando inovar sempre, a MindQuest oferece soluções de aprendizagem em nuvem, com resultados comprovados de engajamento e impacto nos negócios. Entre em contato para trabalharmos juntos na superação dos seus desafios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar