teste
teste

Preparação de colaboradores para os novos desafios

Preparação de colaboradores para os novos desafios

Maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, a Klabin está se preparando para implantar o projeto Puma, um dos mais importantes em seus 115 anos de atividade, já que a expectativa é dobrar a atual produção de 1,5 toneladas para 3 milhões de toneladas, no período de três anos. Os resultados consistentes dos trimestres mostram que a Klabin está crescendo como um todo e, por isso, quer preparar seus funcionários para enfrentarem os desafios que surgirão na companhia. Uma das estratégias foi criar a versão online para a Escola de Negócios Klabin (ENK), que tem duas importantes premissas – o pipeline das lideranças, que casa o desenvolvimento de carreira com os desafios e responsabilidades distintas; e o autodesenvolvimento.

A solução foi elaborada pela MindQuest, que disponibiliza todo o conteúdo da ENK em um programa online, onde 1.790 funcionários, entre executivos, gerentes, coordenadores, especialistas e pessoal técnico/administrativo, distribuídos por diversas partes do país, têm a possibilidade de trabalhar suas competências, já que foi desenhado considerando os diferentes perfis e, para cada público, há um conteúdo específico. “O programa criado pela MindQuest representa um guarda-chuva da ENK, pois é onde está concentrado todo o conteúdo da escola. Incentivamos as pessoas a utilizarem-no dentro ou fora do trabalho, pois acreditamos que aprendizagem é em qualquer momento, em qualquer lugar”, afirma a gerente de Educação e Atração de Talentos da Klabin, Vanessa Masseroni.

A metodologia está apoiada em quatro pilares: Aprenda, Pratique, Atualize e Colabore e permite aos participantes captarem conhecimento; praticar o que foi aprendido, com encontros presenciais; atualizar, por meio de atividades inéditas que testam os conhecimentos adquiridos; e colaborar, pois tem a oportunidade de trocar informações e interagir com os outros.

A fim de avaliar as habilidades adquiridas por meio dos conteúdos disponibilizados no programa, a MindQuest promoveu, em maio deste ano, em Santa Catarina, um estudo de caso com colaboradores da Klabin, sobre a escalada ao Monte Everest, o maior pico do mundo. O encontro foi mediado por um líder de aprendizagem, e foram discutidos o papel do líder, desafios enfrentados, analogia sobre a escalada e o desafio de subir o Everest e descer com vida. Tudo isso em um contexto do cotidiano da Klabin.

Os resultados foram bastante satisfatórios: 91,4% dos participantes consideraram positiva a discussão do estudo de caso; 100% disseram ter percepção de valores e 93,5% afirmaram que o treinamento tem uso aplicado. Vanessa Masseroni ressalta que a Klabin incentiva o autodesenvolvimento do funcionário e adota a estratégia do reconhecimento para quem busca se aperfeiçoar, acessando o ENK online. “Ao invés de a empresa repreender quem não faz, reconhece e estimula quem quer ir além. A Klabin sai ganhando, pois precisa alavancar o crescimento com a ajuda desses colaboradores”.

A companhia adotou também, com a ajuda da MindQuest, um programa de recompensas, em que, a cada acesso a lições, participação em enquetes, compartilhamento de experiências, o funcionário é pontuado e é gerado um ranking, e, quem sai na frente, é premiado com brindes. “Por ser uma empresa capilar, a Klablin necessitava de uma solução educacional online, que fosse personalizada, apresentasse resultados e fosse capaz de atingir todos os colaboradores”, afirma a gerente de Projetos de Educação da MindQuest, Priscila Rangel. “O conteúdo é excelente e altamente didático. A implantação dessa ferramenta foi uma ótima estratégia de capacitação dos colaboradores. Com toda certeza, obterá o retorno desejado”, elogia o analista de projetos Edson Rodrigues da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar