teste
teste

Como o mundo digital do trabalho mudou o RH (na Índia)

rh

Como o mundo digital do trabalho mudou o RH (na Índia)

Em breve, o Espaço Entre Líderes irá trazer uma segunda publicação com um resumo da palestra
de Josh Bersin, sobre os reflexos no RH a partir das inovações e mudanças tecnológicas. AGUARDE!

por Josh Bersin*

Atualmente, a Índia é o segundo maior mercado de internet e a comunidade de RH deste país é fantástica. Jamais encontrei tantos profissionais de recursos humanos apaixonados, inteligentes e focados em um mesmo lugar – todos à procura de maneiras de aproveitar melhor a tecnologia, a fim de melhorar suas organizações de maneiras diversas e interessantes.

Lá, apresentei uma palestra – intitulada “O mundo digital do trabalho: como ele mudou o RH” – na qual argumentei que “tornar-se uma organização digital” não tem a ver somente com a tecnologia: tudo envolve as pessoas.

Sobre o RH na Índia

Na Índia – onde muitas empresas crescem rapidamente e o mercado de trabalho é jovem, extremamente ligado à tecnologia e ambicioso – os departamentos de RH estão adotando novas tecnologias cada vez mais rapidamente, aprendem sobre design thinking e estão plenamente conscientes da necessidade de praticarem um RH digital. Mas, assim como em outros países do mundo, eles têm de lidar com antigos sistemas legados, muita complexidade, desafios na liderança e com um mercado de trabalho altamente competitivo. Conheci dezenas de novas e empolgantes empresas startup que desenvolvem tecnologias para gestão de equipes, feedback e engajamento, pesquisas de pulso e via dispositivos móveis, gamificação da aprendizagem e de recrutamento orientado por dados. O ambiente de startups na Índia aparenta estar bastante saudável, de modo que as empresas nesse mercado de rápido crescimento possuem muitas novas tecnologias para trabalhar.

Rede de equipes na Índia

Enquanto estive lá, eu me reuni com uma das maiores empresas da Índia. Essa organização está criando uma verdadeira “rede de equipes” estruturada – organizada em torno de sistemas de RH tradicionais, em uma flexível plataforma móvel para recrutamento e desenvolvimento, e em práticas de RH de alta escalabilidade a fim de ajudar a empresa a crescer. Embora muitas organizações, em vários lugares do mundo, também se movam nesta direção, aqui na Índia, a velocidade das mudanças é tão intensa que essa empresa acredita que seus processos de RH precisam acontecer em “tempo real”. Eles serão capazes de acompanhar toda a sua força de trabalho, suas contratações e, em breve, o engajamento de seus empregados, tudo isso em tempo real.

O mundo das tecnologias de RH está evoluindo rapidamente. E – conforme apresentei no artigo “O mercado de softwares de RH reinventa a si mesmo” para a revista Forbes – podemos esperar algumas inovações disruptivas muito em breve. Fique atento às novidades!

No Brasil, a MindQuest atua há 20 anos na evolução do RH e na aplicação prática de novas tendências e tecnologias para o desenvolvimento de pessoas, líderes e empresas públicas e privadas, com resultados comprovados e continuados.

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EXCLUSIVAS!

———————-
Baseado no artigo “The Digital World of Work: How it Has Changed HR (in India)”, de Josh Bersin – http://www.bersin.com/Blog/post/The-Digital-World-of-Work–How-it-Has-Changed-HR-(in-India).aspx, visitado em: 11/08/2016.

* Josh Bersin é o fundador e diretor da Bersin by Deloitte, empresa líder no fornecimento de programas de recursos humanos (RH), talento e aprendizagem, baseados em estudos e pesquisas, para associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar