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Mobilização de pessoas para gerar resultados

Mobilização de pessoas para gerar resultados

A gestão de pessoas em cenários dinâmicos, nos quais as mudanças acontecem em um ritmo cada vez mais intenso, tem trazido desafios constantes aos gestores de RH das organizações. Atrair, integrar, desenvolver e reter pessoas, alinhar cultura e valores, gerir o clima e comunicar de maneira eficaz são questões prementes a serem endereçadas pelo RH de forma rápida e criativa, a fim de alcançar os objetivos estratégicos traçados.

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A diretora de Inovação e Produto da MindQuest, Melina Barcelos, diz que “cabe ao RH desenvolver soluções educacionais mais eficientes, que possam ir além da formação de pessoas. Sedimentar e alinhar a cultura de forma mais ágil e comunicar informações-chave em processos de mudança são alguns dos desafios que têm sido desdobrados pelos profissionais da área”.

Alinhadas ao modelo 70/20/10 (70% da aprendizagem on the job, 20% por meio de coaching e troca de experiências, e 10% a partir de programas formais de treinamento), as soluções da MindQuest, segundo Melina, têm o propósito de sustentar esse processo de desenvolvimento completo e continuado, por meio de uma metodologia que considera quatro pilares integrados.

“Cada um dos pilares Aprenda, Pratique, Atualize e Colabore é dimensionado de acordo com a demanda, o objetivo e os desafios apresentados pelo RH. Oferecemos assim uma solução que abrange todas as formas possíveis de aprendizagem, em uma rica combinação de elementos metodológicos e conteúdos distintivos”, diz.

metodologia

Soluções customizadas
O processo começa por um bom briefing. É realizada a leitura das necessidades de cada cliente e, então, propõe-se uma solução educacional com os pilares da metodologia calibrados de acordo com o desafio apresentado. Melina Barcelos cita o exemplo da necessidade de alinhar a cultura de uma organização que havia passado por um processo recente de fusão. A empresa precisava desenvolver e integrar seus 3 mil gestores à sua nova proposta de valor; comunicar a nova cultura, de forma ágil e eficaz; e aperfeiçoar iniciativas de desenvolvimento, reduzindo custos e otimizando o tempo dos participantes.

Segundo Melina, o questionamento da organização foi: “considerando que eventos presenciais são a melhor forma de integrar as pessoas, como faço, ao menor custo e no menor tempo, uma iniciativa presencial para 3 mil gestores?”. A solução proposta pela MindQuest foi um programa completo, que, em um primeiro momento, priorizava os pilares “Pratique” e “Colabore” (workshops presenciais para 500 gerentes, com um estudo de caso sobre mudança de cultura empresarial; mediação de aprendizagem online para 2,5 mil gerentes, com a discussão de casos concretos; e discussões conduzidas por jornalistas especializados da MindQuest, com posts periódicos e entrevistas com executivos e outros profissionais de destaque da organização). Em um segundo momento, os pilares “Aprenda” e “Atualize” também integraram a solução, trazendo conteúdos de instituições de renome mundial, de forma estruturada, e um canal de atualização com novas lições em vídeo sobre cultura, liderança e mudança, a cada semana.

De acordo com a diretora, a solução delineada apresenta uma série de benefícios, entre eles, maior impacto e visibilidade da iniciativa, para todos os participantes, desde o lançamento do projeto; a maior mobilização e o engajamento dos gestores; a redução de custos e a possibilidade de dar continuidade à iniciativa, que representa o início de um programa mais estruturado e contínuo de desenvolvimento das competências da organização.

Outra situação apresentada por Melina é a necessidade que encontrou de sensibilizar 350 gestores e agentes da mudança em determinada organização. O objetivo era que esses profissionais adquirissem mais expertise para contribuir na condução do processo de transformação em andamento. “A empresa não queria treinamento, curso, nem nada que remetesse a isso. Desejava ‘dar alguns recados’ internamente e acreditava que nossa solução poderia ser útil”, conta a diretora.

Para a necessidade apontada, a solução proposta focava os pilares “Atualize” e “Colabore”. As possibilidades de rever ideias e comportamentos por meio do canal de atualização semanal e de trocar informações com outros participantes a partir de diferentes formas de interação (enquetes e comentários) propiciaram a sensibilização desejada. A iniciativa foi enriquecida com a seção Aprenda – conteúdos distintivos destacados ao longo do programa – e Pratique, com um workshop presencial para 50 agentes da mudança. “Mais do que dar apenas recados, nossa solução permitiu o alinhamento dessas pessoas, possibilitando a sensibilização dos profissionais por meio de conteúdos relevantes e da troca de informações entre eles”, explica Melina.

A convergência com outras iniciativas do RH (como programas e plataformas, inclusive o LMS) é outra questão destacada pela executiva. Segundo ela, o ganho de sinergia possibilitado pelas soluções da MindQuest é fundamental para garantir que realmente seja implementado um programa integrado, que assegure o alcance dos resultados esperados.

Mensuração de resultados
“Não basta implementar uma iniciativa e não mensurá-la”, afirma Melina Barcelos. Os programas da MindQuest, de acordo com a diretora de Inovação e Produto da organização, possuem um processo de mensuração baseado nos modelos de Kirkpatrick e Jack Philips, reconhecidos por seus trabalhos na avaliação de resultados.

Ao longo de todo o programa, são colhidos dados diversos por meio do sistema, além dos resultados de pré e pós-testes, enquetes interativas e pesquisas com os participantes e os gestores do projeto. Diferentes aspectos da iniciativa são mensurados de acordo com as etapas do programa, os pilares da metodologia e o momento da organização.

Segundo Melina, dos respondentes da última pesquisa realizada com os participantes de todos os clientes, 87% disseram que aplicam os conhecimentos adquiridos em sua atividade profissional, enquanto 48% responderam que a iniciativa educacional tem contribuído para o aumento do resultado do negócio. “Esse é um índice que já consideramos muito bom, dada a dificuldade nesse tipo de apuração”, diz.

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