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Gerando valor por meio da inovação

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Gerando valor por meio da inovação

foto_rossiMeio a um período difícil de desaquecimento de alguns mercados, commoditização e mudança no ritmo de crescimento da economia global e crise econômica e política aqui no Brasil, o cenário se torna incerto, mas sempre é cedo para tirarmos qualquer conclusão.

Após algumas análises e conversas com dirigentes empresariais, sobretudo, empreendedores em distintos segmentos, a única certeza que temos nesse cenário é que a gestão da inovação ocupará como nunca, lugar de destaque na agenda da liderança. É por meio da inovação, seja em produtos ou processos e mais enfaticamente em novo modelos de negócios, que as organizações se posicionarão para atingirem seus próprios “oceanos azuis”. Em alguns casos, a inovação disruptiva, preconizada pelo autor Clayton Christensen, ganhará mais fôlego na medida em que as empresas buscam novos caminhos e sobrevivência nesses tempos difíceis.

Objetivos da Inovação

As referidas inovações têm como objetivo a quebra de paradigmas, a criação de novos mercados além de desestabilizar a concorrência, como por exemplo, os casos do Uber, WhatsApp, dentre outros. É natural que este tipo de inovação envolva mais incertezas e mudanças, sobretudo no modelo de negócios.

Jeffrey Immelt, ex-CEO da General Electric Co., ao comentar sobre o imperativo da inovação para as organizações, aponta que além de ser fundamental ao sucesso de uma empresa, a inovação, é a única razão para se continuar a investir em seu futuro. Na mesma linha, Peter Drucker afirma que em gestão não há outra escolha senão antecipar o futuro.

Quais motivos de promover a gestão da inovação?

Antes de avançarmos na discussão, reflita: e na sua organização, qual tem sido o papel da gestão da inovação? Os investimentos em novas apostas e inovações têm sido estimulados pela liderança? Como vocês lidam com o futuro? Aqui na Mindquest, conduzimos o trabalho de promoção da gestão da inovação, com metodologia apropriada, online e presencial, ajustando o discurso à realidade da empresa. O resultado tem sido expressivo e valorizado por empresas como a Mercedes, Cooperforte e Serpro.

É interessante destacar que, para colocar em prática a inovação no modelo de negócios, torna-se imprescindível que os executivos da organização mudem a maneira de pensar – o mindset – e aprendam a lidar com a experimentação e resultados não tão imediatistas. Para se obter resultados diferentes é necessário mudar a forma como se planeja e executa, caso contrário, nada mudará.

Cabe ressaltar o caso da empresa Netflix, adotado em nossos programas executivos, que reinventou a maneira como locamos e assistimos filmes nos últimos anos. A empresa desbancou a líder no mercado, à época, de locação de filmes por meio de inovação no modelo de negócios e apostas na mudança dos hábitos de consumo. De maneira direta, podemos afirmar que o modelo de negócios é a criação de um perceptível valor novo para os clientes e para a organização através da troca criativa de uma ou mais das dimensões do sistema de negócios. Inovação no modelo de negócios gera valor e não novos produtos e ou serviços.

Como criar estratégias?

As estratégias de inovação adotadas pela maioria das empresas resultam ainda da inércia, ou seja, continuam a inovar nos tradicionais moldes já estabelecidos. Em outras empresas, são as convenções do setor, o mantra seguido por alguns empresários de que a lógica do mercado é essa e é assim que todos inovam. Estudos apontam que as empresas dentro de um mesmo setor tendem a buscar os mesmos clientes com ofertas semelhantes, usando capacidades e processos não diferenciados.

Porém, vale destacar que é quando uma empresa identifica e busca novas dimensões de inovação negligenciadas pelo mercado e por ela mesma, há grande probabilidade de mudar a base da competição, criando um novo patamar. A Inovação nos negócios é sistêmica e para que seja bem-sucedida, requer uma cuidadosa consideração sobre todos os aspectos. Inovar sempre nas mesmas dimensões resultará sempre nos mesmos resultados.

Por esta razão vale adotar a visão ampliada de 360° e buscar, sempre que possível, novas e melhores possibilidades de negócios para a organização. Assim, sua empresa deixará as outras empresas em clara desvantagem, já que cada dimensão escolhida requer um conjunto diferente de capacidades que não podem ser desenvolvidas ou adquiridas da noite para o dia.

O impacto do ambiente de trabalho

Por fim, quando o ambiente de trabalho suporta os esforços criativos das equipes, o comprometimento e a motivação aumentam, levando em consideração o fato que a inovação se dá por tentativa e erro. Neste sentido, torna-se imprescindível o papel da liderança na criação do ambiente favorável para que a inovação ocorra e dê bons frutos para empresa.

Como todo o processo de inovação na empresa deve ser focado no colaborador, é mandatório que a empresa os capacite, munindo todos com formação e informação. Recomendo a inclusão dos produtos Mindquest nos programas corporativos, como o Pratique ou até mesmo aquisição avulsa do Presencial de Alto Impacto, inovando assim no desenvolvimento profissional dos colaboradores de sua empresa. Conte conosco e boas inovações!

* ANDERSON ROSSI é Líder de Aprendizagem MindQuest, com foco no tema “Inovação”.

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