teste
teste

Por uma experiência de aprendizagem integrada

Experiência de aprendizagem

Por uma experiência de aprendizagem integrada

O cenário das tecnologias de Recursos Humanos (RH) está mudando mais rapidamente do que nunca. É importante considerar as mudanças e transformações que estão ocorrendo no contexto das tecnologias de RH. Pensando nisso, o Espaço Entre Líderes destaca dez das principais tendências, baseadas no estudo “HR Technology for 2016: 10 Big Disruptions on the Horizon”, produzido pela firma de pesquisa em estratégias de negócios Bersin by Delloite.

Post 6 de 10 – Série “Tecnologias de RH: 10 grandes transformações”

O FUTURO DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM:
Sistemas “amigáveis” integram conteúdos de fontes e formatos variados

Alimentada pela crescente demanda pelo desenvolvimento de competências e pela grande oferta de conteúdos especializados, a procura por plataformas e treinamentos profissionais “fáceis de usar” é o principal interesse desse mercado.

O mercado de treinamento e desenvolvimento de pessoas continua em ascensão (registrando um crescimento de 10% apenas neste ano de 2015) e há mais conteúdos especializados do que nunca antes, na história desse mercado. A oferta de conteúdos apresentados por especialistas (a partir de iniciativas como Udemy, Big Think, OpenSesame e de grandes empresas como a Skillsoft) continua a se expandir, enquanto plataformas de integração – como Degreed, Pathgather, Fuze – e provedores – como Udacity, NovoEd, CorpU e Intrepid Learning – estão trazendo novos conteúdos para o mercado. Os compradores, agora, têm inúmeras alternativas para encontrar cursos desenvolvidos por especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento e dos negócios.

Experiência de Aprendizagem – por onde começa?

E esses conteúdos vêm sendo largamente utilizados. Alguns desses cursos autorais chegam a registrar milhares de usuários mesmo sem nenhuma ação formal de marketing ou divulgação. Provedores de MOOCs (do inglês Massive Open Online Course, ou seja, Curso Online Aberto e Massivo) alegam já terem capacitado mais de 2 milhões de pessoas e fornecido 160 mil certificados de conclusão ao longo dos últimos dois anos. Ultimamente, universidades tradicionais norte-americanas – como as parceiras internacionais da MindQuest: Columbia e Chicago, além de Stanford, Pensilvânia e Cornell, dentre centenas de outras renomadas instituições de ensino – têm disponibilizado acesso online a seus conteúdos, a um custo baixo ou até mesmo de graça.

Alimentada pela crescente demanda pelo desenvolvimento de competências, a procura por treinamentos profissionais de fácil utilização está pegando fogo (e é o interesse “número um” entre os clientes, segundo recente pesquisa da Bersin). Como, atualmente, a curva de aprendizagem anda lado a lado com a curva salarial e de remuneração, não surpreende que os funcionários queiram que seus empregadores ofereçam-lhes o desenvolvimento profissional do qual necessitam. Até mesmo companhias de varejo (que tipicamente investem menos em capacitação) estão começando a oferecer programas de “requalificação” para seus funcionários horistas.

O problema que muitas dessas empresas enfrentam agora é que todo esse conteúdo está fragmentado – existe em diversas plataformas e formatos diferentes – e não há nenhum “middleware” para realmente agrupá-los em ambiente integrado de conteúdo. Seria de se esperar que as empresas de LMS resolvessem este problema, mas, em vez disso, a maioria delas têm se concentrado em programas de gestão de talentos. Seus produtos voltados para a “experiência de aprendizagem” não acompanharam essa evolução.

O crescimento da experiência de aprendizagem integrada

Atualmente, vemos startups de rápido crescimento e algumas empresas especializadas – como a MindQuest, no Brasil – na busca por atender a essa necessidade de evoluir a integração de conteúdos, de fontes e formatos diversos, em uma plataforma integrada. Provavelmente, a mais nova responsabilidade dos CLOs e líderes de aprendizagem será tornar mais fácil para os aprendizes encontrarem bons conteúdos, realizando uma curadoria para encontrar os melhores conteúdos no mercado e criando processos dinâmicos de compras para a aquisição de novos conteúdos à medida que estejam disponíveis.

O mercado de LMS continua bastante saudável. Companhias como a SumTotal Systems (uma empresa Skillsoft), Oracle e SAP estão investindo pesado em seus produtos – junto com outras centenas de concorrentes menores perseguindo igualmente esse mercado. Com o tempo, esses fornecedores poderão ajudar a congregar e integrar todo este conteúdo, mas, por agora, são os pequenos fornecedores que estão buscando cobrir essa lacuna de mercado.

Essa “plataforma de experiência de aprendizagem”, renovada e integrada, está em vias de se tornar uma importante força disruptiva em todo o mercado de aprendizagem e educação corporativa.

Confira a sétima publicação desta série sobre as principais inovações em tecnologias e tendências de RH!

Antecipar-se às tendências está no DNA da MindQuest
Há cerca de 20 anos, desenvolvemos experiências integradas de aprendizagem com nossos clientes. Isso nos credencia como pioneiros na oferta de soluções inovadoras para educação corporativa, comprovadamente capazes de impactar os principais desafios do RH com resultados superiores.

Entre em contato e descubra como se beneficiar do know-how da MindQuest!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar