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Aprendizagem Responsiva: Como engajar funcionários

Aprendizagem Responsiva

Aprendizagem Responsiva: Como engajar funcionários

A aprendizagem responsiva – que aplica os princípios do design responsivo à aprendizagem online – ajuda as empresas a definirem a melhor forma de oferecer treinamentos e conteúdos móveis, agora e no futuro.

Olhe ao redor, em sua organização, enquanto os funcionários estão trabalhando, se reunindo, ou fazendo uma pausa. O que você vê? Se a sua for como a maioria das organizações, provavelmente você verá uma profusão de computadores, notebooks, smartphones e tablets. Em alguns setores, como no varejo ou manufatura, talvez a única coisa que o funcionário tenha consigo é um smartphone.

Independentemente da tecnologia utilizada pelo empregado, a aprendizagem deve acontecer. Ao mesmo tempo em que as organizações vêm solicitando a seus departamentos de treinamento e desenvolvimento (T&D) para que forneçam informações com crescente rapidez e efetividade, isso deve ser feito a um custo mais baixo do que nunca. Em grandes empresas, isso pode significar a entrega de conteúdos de aprendizagem para centenas de tipos diferentes de dispositivos: desde a tela de um pequeno smartphone até um projetor em sala de aula.

Esta é a realidade que os profissionais de T&D enfrentam hoje. Infelizmente, a maioria vem cumprindo essa demanda com parcial sucesso. Simplesmente encolher o ambiente online de aprendizagem – criado para um computador desktop – para caber na tela de um smartphone ou tablet não proporciona ao usuário a experiência de mobilidade que desejam – isso se, na prática, essa adaptação realmente funcionar.

Pesquisa Mobile Learning

Existe uma maneira melhor para se criar uma experiência de aprendizagem verdadeiramente móvel. É o chamado design responsivo, que pode ajudar a produzir conteúdos flexíveis para sua organização, além de oferecer uma experiência de aprendizagem responsiva móvel mais rápida e melhor.

O que é Design Responsivo ou Aprendizagem Responsiva?

Design Responsivo é uma poderosa abordagem de web design que se tornou possível a partir da evolução dos padrões e tecnologias HTML e CSS. Sites responsivos se caracterizam por layouts fluidos, mídias flexíveis e conteúdos adequados para cada dispositivo. Ao contrário dos sites adaptativos, que usam HTML e CSS diferentes para apresentar conteúdos em diferentes equipamentos, sites responsivos tiram proveito dos recursos mais modernos dos navegadores web para simplificar seu desenvolvimento, testes e manutenção.

Ao visitar um site – tal como este site aqui, bem como o ambiente virtual de aprendizagem responsiva da MindQuest: o Cognitio.com – você pode acessar o mesmo conteúdo independentemente do equipamento: a maneira com que ele será exibido estará adequada ao seu dispositivo. Isso permite que os produtores de conteúdo concentrem-se na criação de uma única peça de conteúdo, deixando que as regras responsivas cuidem de exibi-lo em qualquer dispositivo. Para os especialistas em tecnologia e produtores de conteúdo, isso pode simplificar e acelerar o processo de criação e distribuição de conteúdo.

Conforme as empresas definem a melhor abordagem para a criação, gerenciamento e implantação de conteúdos que funcionem tanto para desktop quanto para dispositivos móveis, elas terão de considerar algumas questões:

    • Aplicativo ou Internet Móvel

A partir dos recentes resultados com experiências móveis, as empresas estão descobrindo que os aplicativos não substituem a internet móvel. A maioria das empresas concorda que a web móvel é imprescindível, com a adição de aplicativos em casos específicos de acesso a funções não podem ser oferecidas via HTML5. Aplicativos híbridos – como o aplicativo da MindQuest para dispositivos móveis – fazem mais sentido pois aproveitam os recursos de conteúdo da internet e dos dispositivos, ao mesmo tempo em que têm um custo de desenvolvimento mais eficiente. Além disso, também proporcionam às empresas a cobiçada presença nas lojas de aplicativos da Apple (Apple Store) e Android (Google Play).

    • E-books e Cursos SCORM

E-books são ideais para textos e conteúdos baseados em imagens simples para dispositivos móveis. Contudo, eles têm desvantagens significativas e limitações para atividades interativas e de rastreamento da aprendizagem responsiva. Com a adição da mais recente evolução do SCORM, esse acompanhamento – que tem sido tradicionalmente aplicado apenas à aprendizagem formal – pode ser aplicado a qualquer tipo de conteúdo. Basta definir as razões e o melhor momento para aplicar ambas as abordagens de conteúdo.

    • Aprendizagem Online e Offline

Embora o acesso onipresente à Internet seja comum em algumas partes do mundo, este não é o caso em todos os lugares. Alguns funcionários não podem estar online durante grande parte da sua jornada de trabalho. Nestes casos, conteúdos offline para dispositivos móveis podem estar disponíveis, desde que exista alguma forma de rastreamento assíncrono para levar de volta ao sistema online os registros das ações de aprendizagem realizadas offline.

    • Aprendizagem Formal e Informal

Saber se a aprendizagem é formal ou informal torna-se menos relevante ao ingressarmos no era do “micro conteúdo”, que pode ser acessado de várias formas. Pílulas de informação, inteligentes e rastreáveis, disponíveis no momento em que são necessárias, são mais valiosas para os usuários. Se todas as interações com os conteúdos de aprendizagem forem monitoradas – assim como são as interações nos sites – isso também fornece um valioso feedback para os criadores de conteúdo sobre o uso e a eficácia do conteúdo.

Como os profissionais de RH – mais familiarizados com a entrega de cursos presenciais e treinamentos para desktop – podem acrescentar a distribuição de conteúdo móvel ao seu leque de aprendizagem de modo eficiente a um custo escalável?

A MindQuest representa uma excelente resposta para essa pergunta, pois oferece uma fonte integrada de aprendizagem: com um ambiente responsivo e inúmeros conteúdos granulares e flexíveis. Todos já prontos para o design e a aprendizagem responsiva, além de poderem ser encaixados e reutilizados em diferentes plataformas: desktop, tablet, smartphone, impressos, LMS, etc.

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